quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sobre livros "Fantásticos"

Tá. Esse blog é meu e posto o que eu quiser... rsrs.
Vai ser mais um desabafo sobre os tais livros considerados "Fantásticos".
Quem foi o responsável por essa caracterização preconceituosa da palavra "fantástico"? 
Ora, quem foi que disse que um livro para ser fantástico precisa falar sobre anjos e demônios,  vampiros, monstros, fadas e bruxas, e por ae vai?
Um livro que fala sobre o cotidiano, sobre a vida comum, sobre pessoas normais também pode ser fantástico, e até mesmo mais fantástico que os livros estigmatizados "fantásticos". Não concorda?
Leia Apátrida de Ana Paula Bergamasso (ler resenha, clicar aqui), ou A Escolha de Cada Um, de Regina Monge (ler resenha, clicar aqui), ou As Confissões de Laura Lucy, de Fernanda Saads (maiores informações, clicar aqui) ou até mesmo o meu próprio livro Cinco Sentidos (maiores informações, clicar aqui). Todos excelentes livros que não retratam a vida de vampiros nem anjos, mas pessoas normais com histórias surpreendentes que poderiam muito bem se enquadrar com a sua. Existe algo mais fantástico que uma história de amor capaz de arrepiar os pêlos da nuca e fazer os corações palpitarem de aflição e emoção? Isso sim é fantástico! Pessoas capazes de emocionar através de palavras, envolver o leitor com uma história que pode sim ser real, histórias capazes de confundir o leitor que muitas vezes se pergunta: Isso é real? É verdade?

Fantástico para mim é isso, histórias boas e verdadeiras.
Lógico que não quero nem pretendo menosprezar nem descaracterizar os livros de vampiros, anjos, demônios, bruxas e por aí vai. Eu até gosto muito do gênero. Mas convenhamos, fantásticos mesmo são os romances brasileiros conseguirem espaço entre os leitores, afinal, essas histórias "fantásticas" estão na moda, e ir contra elas que não só é fantástico, como corajoso.

Por Tanner Menezes

4 comentários:

  1. Bom, acho que tu não entendeu direito o conceito de "fantástico"!
    No caso, seriam livros sobre coisas que não existem, ou, pelo menos, que supostamente não existem, como vampiros, anjos, fadas, etc. A origem da expressão "literatura fantástica" vem de "fantasia", ou seja, fantasiar com alguma coisa. Como é uma fantasia, é algo que não existe. No caso, vampiros, etc. Logicamente, o que se quer dizer é que esse ramo da literatura trata de livros fantásticos (como substantivo), e não como fantásticos (como adjetivo). ;)
    Tends?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Fábio! uma coisa é dizer que o livro pertence à literatura fantástica, e outra que o livro é fantástico! hahaha'

    ResponderExcluir
  3. Hahahahahaha, grande Tanner!!! Apoiado ae!

    ResponderExcluir
  4. concordo totalmente com o Fábio, literatura fantática é totalmente diferente de dizer que um livro é fantástico. mas, como vc mesmo disse, o blog é seu e vc fala o que vc quiser.

    ResponderExcluir