terça-feira, 29 de março de 2011

Resenha "O Vale dos Anjos - Parte I", Leandro Schulai

Sinopse: "A morte tem o poder de separar um amor? Para muitas pessoas a frase “até que a morte os separe” é a afirmação de que morrer é o fim de tudo, inclusive para o amor. Mas se fizermos essa pergunta para o grego Dimitris Saloustros a opinião será bem diferente. Com uma morte precoce e uma promessa feita à sua amada o rapaz parte em busca do desconhecido Vale dos Anjos, local onde se encontram as maravilhas do paraíso e o medo e apreensão das oito prisões, em busca de cumprir o seu feito. Auxiliado pelo anjo guia de enterro Obelisco cujo humor o ajuda nos momentos difíceis, pela cupido Anne cuja beleza é incomparável e treinado pelo misterioso mestre Ramirez, Dimitris parte em uma jornada recheada de grandes belezas, pessoas marcantes e mistérios complexos que o farão perceber que nada é por acaso e que sua estadia nesse misterioso local já era aguardada a muito tempo . . . "

Capa: A princípio achei a capa na mais que normal. Mas com o tmepo fui me acostumando a ela e apreciando sua beleza implícita. As asas não comuns mais parecem asas formadas por raios ou trovões, ambas abertas e como se alçassem vôo. Uma bela capa, que após algum tempo pensei númeras vezes: "Se esse livro tivesse sido escrito por mim, com certeza esta capa seria transformada em uma tatuagem no meu corpo...". Calma galera, não tenho tatuagem ainda, procuro antes um desenho que tenha significado para mim, e nada melhor que a capa de um livro escrito por mim não é mesmo? Enfim, se eu fosse o autor, já teria gravado essa bela capa que representa um marco na vida do autor, em meu corpo... Mas como não é minha, fica a dica. :D A capa do meu livro, "5inco Sentidos", não é tão tatuável assim... rsrs.

Personagens: Bom, o que falar dos personagens?
Na verdade vou falar dos três personagens principais juntos: Dimítris Soloustros, Obelisco (Richard Milen) e Anne (a deliciosa cupido). Na minha opnião, os três persongens parecem ser muito iguais. Ambos bons em excesso, tratam todos bem, etc. Ok. São anjos, então teriam que ser assim, certo? Não. De acordo com o autor eles estão num mundo pós-vida, uma outra dimensão. Na verdade é difícil falar de personagens, eu achei todo mundo muito igual, com personalidades semelhantes. Conversei com o autor e acredito que nas continuações ele se focará mais na construção da personalidade de Dimítris (Que pra mim parecia um saco!) já que a dos demais foi mais bem construída. A meu ver, a melhor personalidade deste livro é do treinador Ramirez, esta sim foi bem construída, formentada e verossímil. Sou meio chato com personalidades dos personagens, gosto de acreditar que são reais, que existem, que poderiam existir, e o Dimitris não me convenceu... Espero ler as continuações e ver uma mudança drástica na personalidade dele, de "bonzinho chato e monótono" a "héroi forte, implacável e bravo guerreiro". De acordo com o autor, irei me impressionar no segundo livro, dito isso, aguardo ansiosamente.

História: Se o personagem principal não me convenceu muito nesse primeiro livro, a história... Nossa! A história pode realmente ser definida como fantástica! Ela te prende do início ao fim! Ele surpreende com sua narração, que e até fácil e de boa compreensão, o que faz a história fluir de uma forma rápida. Quando você vê, está no final. O torneio dos Céus me lembrou muito "Cavaleiro dos Zodíacos", o que me agradou bastante. Leandro Schulai construiu um mundo fantástico e repleto de magia. Fiquei impressionado com a capacidade criativa do autor em criar um mundo paralelo ao nosso. 
É fato que o livro O vale dos Anjos - O torneio dos Céus parte I não nos explica muita coisa, e quando você o termina fica com o gostinho de quero mais e me vi até pensando: Acabou?! Saquei que o autor havia escrito ele todo de uma forma só, como fez Tolkien no livro "O Senhor dos Anéis", e ele fora dividido de forma bruta, assim sendo, a primeira parte acaba meio que do nada, sem dar muitas explicações, como "A Sociedade do Anel", de Tolkien. Quem não ficou com raiva quando terminou o livro ou quem assistiu ao filme ao se deparar com aquele término? Isso acontece também em O Vale dos Anjos, então fiquei na cabeça: Pelo amor de Deus publiquem logo essa continuação! O livro é muito bom, e para ser o primeiro do autor, eu tiro meu chapéu pela construção da história, de um mundo paralelo e tudo mais. Espero poder ver a parte dois em breve nas livrarias, pois com certeza absoluta eu tenho a necessidade de lê-la.

Autor: Leandro Schulai soube criar um mundo fantástico. Um escritor nacional com características de internacional. Um livro que daria um ótimo filme, ou uma ótima história em mangá, contada em episódios, acho que seria bem melhor. Se você foi fã de cavaleiros do zodíaco e outros mangás, vai amar O vale dos anjos. A história é envolvente e o autor soube conduzí-la de uma forma a não ficar cansativa, mesmo nas partes em que tem a necessidade de explicar a história das personagens. Schulai é inteligente e possui uma narrativa de bom entendimento e fácil, permitindo que a leitura flua de forma natural. 
Deixo aqui minhas felicitações ao autor e meus parabens pela criação deste mundo fantástico e verossímil. Quase tive vontade de morrer pra ir a este mundo e lutar no Torneio dos Céus... rsrs
O site do Autor e do livro O Vale dos Anjos contém muitas informações sobre o livro e até imagem dos personagens, para facilitar e auxiliar sua imaginação... :DEntrem e confiram.

_________________________________________________________________________________
Por Tanner Menezes

4 comentários:

  1. Eu sou apaixonado pela Novo Século, exatamente, pela chance que ela dá pra autores que são maravilhosos e que ficam apagados... Vocês estão de parabéns... =D

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, Tanner! Esse é meu próximo livro na lista de espera. Vou lê-lo assim que terminar o livro ainda não publicado do Fabio Brust. Essa história do VALE DOS ANJOS parece muito boa, e o livro parece ser um dos que mais agradou o público desse selo do qual vocês fazem parte. Espero gostar mais dos personagens do que você. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Poisé, to esperando ele mandar pra mim! AEHUIAEHUIAEHUAEIHUAEI É um vagabundo!
    De qualquer maneira, tá boa a resenha! :) Acho que preferi as outras, não sei porque, mas essa tá tranquila tb! :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pow Tanner para mim é uma honra ter meu livro publicado por ti e saiba que fico extremamente feliz em saber que você apreciou a minha obra.

    Sei que os personagens não transmitiram tudo que esperava, mas é porque eu pretendo evoluí-los aos poucos e no livro 2 você verá, principalmente no Dimítris, uma mudança de comportamento.

    Abração e obrigado por tudo!!!!!!!!

    ResponderExcluir