segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Resenha Livro - "Doença e Cura", Fabian Balbinot.

   

     Sinopse: Em um submundo de sombras e poder, onde os vampiros são reais, surge uma entidade desconhecida, que perambula em uma incansável busca pelo sangue eterno dos mortos-vivos, enlouquecendo-os com pavores semelhantes aos que eles costumam infligir aos seres humanos, e usando os próprios humanos como iscas para atraí-los... 


Minha Resenha:

Esta é uma das resenhas mais difíceis que me propus a fazer até hoje.
Não sei se pelo enredo, ou pela forma que o autor contou a história, ou talvez pelo gênero...

Capa

Uma capa serena pelo branco e impactante pelo sangue. Na entrevista com o autor (clicar aqui para conferir) ele me informou que gostaria que tivesse sido acrescido a frase no verso do livro “Os vampiros são uma doença? Conheça a cura.” Achei muito adequada, e realmente ficaria bem melhor com a referida frase na capa. Enfim, gostei muito da capa deste livro, o contraste do branco e vermelho chama atenção com o nome logo acima da mancha de sangue vermelha... saborosa... o cheiro... incrível... inigualável... não consigo resistir... êxtase...


Personagens
 
Difícil falar sobre os personagens desta história, uma vez que o autor se obstem à citá-los ou manter uma coerência. O que mais me parece é que o livro é composto por diversos personagens secundários e nenhum personagem principal. Este, só se revela perto do final do livro.
O autor, em muitos de seus capítulos não cita nomes de personagens nem o local onde se passa a história (o que nos explica de forma muito coerente na entrevista, clicar aqui e conferir), desta forma, torna-se difícil de mencionar qualquer um deles sem fazer spoiler, uma vez que os personagens que mais me agradaram são apresentados à estória bem à frente, em capítulos futuros.
Assim, torna-se necessário que eu permita que o próprio autor lhes apresente seus personagens, permitindo-lhes que leiam sua obra e tirem suas próprias conclusões...

A História

O enredo de Doença e Cura é intrigante.
O livro é narrado em capítulos, e cada capítulo trata-se de uma história aparentemente independente, um conto. Cada conto diz respeito à um “diário” sobre a doença que assola os vampiros. Posso dizer que o inicio mais me pareceu uma Antologia do que um Romance de Horror.
Um dos pontos altos da história é a criação de um ser anti-vampiro. Seres que são considerados por eles como os predadores máximos da terra, “os vampiros de vampiros” como o definem na história. Inovador e muito criativo, parabéns ao autor.
As explicações fisiológicas sobre o funcionamento do corpo do anti-vampiro, bem como sua necessidade em se alimentar do sangue de vampiros foi realista e verossímil, o que logo me agradou e muito.
Como se trata de uma história principal contada a partir de várias histórias paralelas, não tenho como opinar a respeito delas sem fazer spoiler, até mesmo porque com certeza existirão capítulos que você irá gostar, e outros não... Aconteceu comigo. Mas lhe digo com todas as letras: não seja inconseqüente em pular capítulos para avançar na história. Mesmo que não goste ou não o ache atrativo, saiba que cada parte é essencial e fundamental para a formação do enredo e à conseqüente revelação dos segredos.
Embora não seja meu gênero de leitura (Por narrar em formas de contos e ser Tb uma história de Horror) eu gostei muito da história. A trama é muito bem criada e a narração do autor é impecável. Nem se pode acreditar tratar-se do seu primeiro livro. Ele usa e abusa de um vocabulário mais ‘cult’ e sua narrativa impecável seduz o leitor num ambiente sombrio e temeroso (me lembrou muito a famosa Gothan City de Batman, que para mim, é uma cidade muito sombria...). Se a intenção do autor era fazer que o leitor criasse o cenário como num ótimo jogo de RPG, ele conseguiu. Me fez viajar no ambiente imaginado por mim e até mesmo me fez realizar algumas escolhas sobre a história... rsrs.
Como um excelente narrador de RPG, Fabian Balbinot nos conduz numa excelente história de horror com vampiros e humanos... Você que já sonhou mil vezes em ser um vampiro, desista. Após ler esse livro verá que nem a tão sonhada imortalidade tem alguma valia ao se deparar com sua “Cura”. Quer descobrir o segredo? Leia “Doença e Cura”, assim quem sabe você muda de opinião e escolha ser o topo da cadeia alimentar? Este livro nos mostra que realmente existem dias em que o caçador virará a caça...

Dados do autor:
Doença e Cura - primeiro livro de Fabian Balbinot
Os vampiros são uma doença? Conheça a cura.
Baixe o preview dos primeiros capítulos em http://www.magicjebb.com.br/literatura.php

Fabian Balbinot - Administração e Design
(54)3027-3998 (manhãs - das 10h às 12h) - (54)9200-0396

MagicJebb agora também no twitter - http://twitter.com/magicjebb1
... e no facebook - http://www.facebook.com/magicjebb

__________________________________________________________________________________
Por Tanner Menezes



Um comentário:

  1. Já tinha lido uma resenha do livro mas não falava muito sobre do que realmente se tratava. Lendo sua resenha deu pra ter mais ideia do que esperar do livro, deve ser bem interessante já que, pelo que eu entendi, os vampiros são as vítimas.

    Vou ler a entrevista :D

    Rapha - Doce Encanto
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir