quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Resenha "O Clube do Filme", David Gilmour

                                                                                                                                                                                                        Sinopse: Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai.


Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está "perdido", formaram o clube do filme. Semana a semana, lado a lado, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema: de A Doce Vida (o clássico de Federico Fellini) a Instinto Selvagem (o thriller sensual estrelado por Sharon Stone); de Os Reis do Iê, Iê, Iê (hit cinematográfico da Beatlemania) a O Iluminado (interpretação primorosa de Jack Nicholson, dirigido por Stanley Kubrick); de O Poderoso Chefão (um dos integrantes das listas de "melhores filmes de todos os tempos") a Amores Expressos (cult romântico e contemporâneo do chinês Wong Kar-Way).Essas sessões os mantinham em constante diálogo - sobre mulheres, música, dor de cotovelo, trabalho, drogas, amor, amizade -, e abriam as portas para o universo interior do adolescente, num momento em que os pais geralmente as encontram fechadas.



Capa: Gostei muito da capa deste livro. As cores, a poltrona, o título em alto-relevo, ou quem sabe a foto do pai e do filho acima da poltrona. Lembro quando estava na livraria (meu passatempo predileto quando não tenho nada a fazer) procurando algum livro para que eu comprasse. Então avistei esse sozinho, jogado na estante de forma irregular, dentro dele, um marcador de página separava provavelmente as páginas lidas das não lidas. Não tive dúvidas, otítulo, a capa e a sinopse me conquistaram. Um pai que educa seu filho através dos filmes? Tudo que eu queria. Comprei.


Personagens: Não há o que falar de personagens quando o livro narra uma história real. Dessa forma, dificilmente o livro não será verossímil. Gostei de acompanhar a evolução de Jesse Gilmour, o filho rebelde que cresce na medida da historia. Gostei em muitos momentos do pai (David Gilmour, o autor) mas em vários momentos senti vontade de bater nele e principalmente em Jesse. Ô minino mimado... rsrs.

História: Jesse Gilmour é um rapaz que decide parar de estudar.Neste momento, por incrível que pareça, ele recebe todo apoio do pai, David Gilmour. Porém, com a seguinte condição: assistir à alguns filmes por semana na companhia de seu pai, e assim sucede-se o decorrer do livro. Aos amantes do cinema esta obra literária é um prato cheio. Gostei das análises sobre os filmes que assisti (e confesso que me deu uma vontade imensa de ir a locadora alugar cada um dos filmes narrados nesta história) e principalmente da evolução e amadurecimento de Jesse com o passar dos anos devido aos inúmeros filmes que assistiu. Sobre o final, confesso que esperava algo mais trágico (gosto muito de tragédias gregas em livros... rsrs), mas não se preocupe, ofinal é feliz e satisfatório.

Parecer Final: Gostei muito destelivro. Senti como se eu estivesse sentado ao lado do autor eseu filho e assistisse a cada cena dos filmes debatidos por eles. De uma coisa é certa: eu mudei minha forma de assistir aos filmes. Agora analiso cada detalhe, vejo fotografia, cenas, atuações, suspenses, absolutamente tudo. Talvez isso até seja ruim, pois aumentará meu senso crítico e me fará desgostar de muitos filmes que outrora eu achava fantástico...

Não só recomendo como acho essencial para quem além de gostar de ler, gosta de desfrutar um bom filme.
_________________________________________________________________________________________

Por Tanner Menezes

3 comentários:

  1. Eu gosto muito de livros e de filmes... um livro sobre filmes, contando uma história dessas, deve ser muito bom! Talvez eu dê uma chance a ele, quando sobrar algum tempo pra ler alguma coisa :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro há uns dois anos atrás! Estava na casa de uma amiga cinéfila e ela tinha ganhado o livro de presente! Li a sinopse e como sou gosto muito de livros e de filmes, pensei que o casamento de ambos seria uma experiência muito legal!
    Também me atraiu o tema da relação pai/filho que para mim tem um significado especial pelo fato de eu não ter tido tal relação, enfim... Sempre me marco com esse tipo de coisa, e isso me faz lembrar a vida de Kafka. Bom, melhor eu não enveredar muito por esse lado!
    Quanto ao livro eu também gostei muito, e fiquei com vontade de ver todos os filmes, só me falta mesmo o tempo, essencial!
    Acabei que fiz um comentário sobre o livro no meu blog também, quem quiser ler: http://wp.me/pCGut-4Y

    Boa análise Tanner!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ademar e Fabio. Gostei mt desse livro.. :D

    ResponderExcluir