domingo, 15 de maio de 2011

Resenha "Apátrida", Ana Paula Bergamasco

Sinopse: "Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições."

Capa: O que falar da capa de Apátrida? Só posso lhes dizer que a imagem ao lado não traduz nem um pouco da beleza que é vê-la a poucos centimetros dos seus olhos, de poder tocá-la com as mãos. Esta é simplesmente uma das mais belas capas que ja vi em minha vida. Um olho azul e uma lágrima com fundo uma linha de trem. Essa imagem traduz muito a história do Livro e o sofrimento da personagem principal, Irena. Me encantei tanto pela capa quanto pela história, que me deixou muitas vezes sem palavras, e confesso, com lágrimas nos olhos... Mas isso lhes conto logo a seguir.

Personagens: A personagem principal, Irena é simplesmente magnífica. A veracidade na sua narrativa é tão perfeita e tão convincente que me vi inúmeras vezes me perguntando se ela realmente existiu. Dúvida que só me deixou sossegado após perguntar diretamente à autora. Ela faz o tipo de mulher forte, decidida e que indiscutivelmente sofreu pelas consequencias de escolhas que jamais foram feitas por ela mesma. Ela seguiu uma vida da qual lhe foi imposta, e mesmo assim lutou e conseguiu sobreviver aos infernos da segunda guerra. Principal característica desta personagem? Força e amor incondicional pelos seus filhos.Ela é uma heroína, e eu realmente me apaixonei pela personagem, tanto quanto desejei que fosse real. É difícil acreditar que uma personagem tão sofrida e tão experiente tenha apenas vinte e poucos anos na época da terrível guerra. Sem palavras para Irena, Sem palavras para Ana Paula Bergamasco.

História:A princípio o que mais me deixou satisfeito foi o fato de "Apátrida" narrar uma história do ponto de vista dos Aliados à Hitler, o que mostra a todos que a Guerra atinge a todos os lados, que as mesmas pessoas que causaram tanto horror sofreram atambém da mesma forma.

A história de Apátrida é narrada em primeira pessoa, do ponto de vista de Irena, e é doce, sincera, verdadeira e realmente emocionante. Me vi perguntando em vários momentos da leitura se a história era real, já que a narração de Irena é tão bem feita que a personagem sobressai ao livro e se materializa na frente do leitor. uma mulher forte e revolucionária. Talvez uma Olga Benário da Polônia.

Este livro me tocou tanto que se eu estivesse concorrendo contra ele em qualquer premiação, eu não hesitaria e deixaria de votar no meu livro para votar em "Apátrida", que sem dúvida alguma não ganhou somente os meus aplausos, ganhou também as minhas lágrimas...

Este definitivamente não é um livro apra fans de "Crepúsculo" e outros romances juvenís sobre vampiros. É um livro doce e delicado, ao mesmo tempo forte e violento, com veracidade nos fatos narrados e cultura em suas linhas. Trata-se de um livro para quem realmente gosta de ler e se emociona com histórias de fácil compreensão, mas de difícil aceitação com relação aos caminhos trágicos que acomete a personagem principal.

Apátrida nos remete à uma  reflexão diferente à cada final dos capítulos, de forma consciente nos fazendo refletir sobre nossa moral e preconceitos, nos mostra de forma delicada a dura realidade vivida pelos judeus e homossexuais durante a Segunda Guerra.

A evolução das personagens, o amor de Irena pelos filhos e todo o cenário formam uma história tocante e envolvente.
Amei este livro, e sem dúvida alguma foi o melhor que li no este ano, e será difícil outro superá-lo.
Mudei a forma de ver a vida e entendi mais a respeito do amor de uma mãe pelo seu filho, pois Irena é implacável em proteger seus filhos durante toda a vida e nos campos de concentração.

Autora:  Tudo que tenho a dizer é: Obrigado! ;~~            

Obrigado Ana Paula por nos oferecer este magnífico livro!



________________________________________________________________________________

Por Tanner Menezes

7 comentários:

  1. Então... A capa é realmente muito atraente, mas não costumo comprar livros somente pela capa. E é aí que entrar a parte em que você resenha sobre os personagens e a história vivida por eles... É aí que começo a me interessar. Fiquei surpreso em saber que o livro é contado por uma polonesa, ou seja, aliados da Alemanha nas grandes guerras. Geralmente vemos apenas o outro lado como vítima.
    Não sei se estou errado, mas acredito que os livros de crepúsculo e Apátrida não se relacionam de maneira nenhuma. Por isso achei desnecessária a comparação.
    E o senhor é bem dramático não é? (risos)
    enfim... Sua resenha cumpriu o prometido, fez seu trabalho. Expôs muito bem o livro, e despertou meu interesse nessa leitura.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. começando pela capa, ela realmente é linda, um olho azul com uma lagrima, a historia expôs de maneira real o sofrimento das pessoas que tiveram que passar pela dor da guerra, mortes injustas e jamais recompensadas .. os personagens são bem amadurecidos, nao costumo ler muito, quer dizer livros ... mais adoro resenhas, e as suas são excelentes ;D

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal a capa, também! Sempre que via ela, me interessava... quanto à resenha, tá muito boa, também! Só acho concordo que a comparação com Crepúsculo não foi necessária. Apesar de serem romances (aparentemente), um não faz nada o estilo do outro...
    Ainda assim, o livro parece interessante, apesar de eu já ter gostado mais de histórias envolvendo a guerra... :P

    ResponderExcluir
  4. Vocês não entenderam. o que eu quis dizer ao citar fãns de crepusculo é que este livro é vulto demais para eles... rsrs (n generalizando) Pois está num nível além do que estão acostumados com as modinhas adolescentes.

    ResponderExcluir
  5. A capa é realmente belíssima. A resenha realmente me tocou e me passou o que você sentiu ao ler o livro, o que parece ter sido bem forte. Parabéns pela resenha e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tanner, tudo bem?

    Fiquei super feliz com a sua resenha e honrada pelas suas palavras!!!!

    Quero muito ler o seu livro!

    Um abraço, Ana

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei apaixonada pela capa! E a resenha, como sempre fantástica Tanner! Já entrou pra lista dos desejados!!!

    ResponderExcluir