quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como identificar um Psicopata perto de você...

Hoje farei um post diferente, que foge completamente dos padrões do meu blog. Mas afinal, o blog é meu e eu posto o que eu quiser.... rsrs (Acho que to convivendo muito com o Fabio Brust).
Você deve achar que não tenho experiência nem capacidade para falar sobre o título acima, correto? Errado!
Eu realizei um trabalho de cunho monográfico com 180 páginas com o título de “Psicopatas Homicidas e sua Punibilidade no Atual Sistema Penal Brasileiro”. Estudei criminologia, através das figuras de Lombroso e Ferri, ambos líderes da Escola Positiva. Estudei Psicologia forense, Psiquiatria, Medicina Legal, entre outros. Lendo no total cerca de oito livros sobre o assunto e diversas revistas científicas a respeito. Assim, sendo, me acho capaz de escrever sobre esse transtorno de personalidade.
Enfim, vamos ao que interessa.
Qual seria a principal característica desses indivíduos?
Segundo alguns trechos da minha monografia, seriam eles de acordo com a psicóloga Ana Beatriz Barbosa:

"Os psicopatas em geral são indivíduos frios, calculistas, inescrupulosos, dissimulados, mentirosos sedutores e que visam apenas o próprio benefício. Eles são incapazes de estabelecer vínculos afetivos ou de se colocar no lugar do outro. São desprovidos de culpa ou remorso e, muitas vezes, revelam-se agressivos e violentos. Em maior ou menor nível de gravidade e com formas diferentes de manifestarem seus atos transgressores, os psicopatas são verdadeiros ‘predadores sociais’, em que suas veias correm sangues gélidos.

Você conhece alguém com essas características? Com certeza sim, mas somente irá se tocar quando for tarde demais.
A princípio vale ressaltar que os psicopatas são indivíduos incapazes de conviver harmonicamente numa sociedade, logo ele estará sempre sozinho, ou migrando de grupo social, sugando o melhor de todos que passarem por sua vida.
Afinal, homem é capaz de viver sozinho? O homem normal não. O ser humano é condicionado a conviver em sociedade, aos que permanecem por longos anos sozinhos, se entregam a loucura ou ao suicídio.
Os indivíduos portadores deste transtorno de personalidade são completamente incapazes de se fixar num grupo por longo tempo. Sugando tudo que há de melhor de cada pessoa, ele acaba por migrar novamente quando é descoberto ou quando não há absolutamente mais nada ali que o interesse.
Eles são sim frios e calculistas. Não pensam no próximo e tudo que fazem diz respeito ao seu próprio bem, sem ater-se às normas sociais ou às exigências básicas de convívio mútuo, sendo inescrupulosos nas suas ações e dissimulados em sua maioria.

Grande parte dos psicopatas é capaz de forjar mentiras tão perfeitas que acabam até mesmo caindo em sua própria teia, e convencendo-se da veracidade de suas ilusões, o que os deixam completamente desnorteados e exaltados quando são descobertos. Podendo resultar num ataque de fúria ou nova migração.
A principal característica? São mentirosos sedutores exímios. Difícil é você não rir de uma piada, não se encantar com seu sorriso, não se fascinar com suas ideias ou jeito excêntrico. Eles são capazes de seduzir de uma forma exuberante, fazendo que a pessoa se enlace nas suas mentiras, tirando proveito e nos manipulando para seu próprio benefício.
Ou seja(Trecho a seguir escrito por mim na minha monografia, página 13):

            O psicopata revela uma insuficiência permanente de caráter. A sua inadaptação social é acompanhada de ausência de sentimentos éticos e morais [...]
Com habilidade, o psicopata costuma recorrer a mentiras sistemáticas para alcançar o que deseja, sem vivenciar sentimentos de arrependimento e culpa.
Na tentativa de adaptar a realidade a sua situação, o psicopata fantasia a ocasião de forma que lhe convém, fazendo da realidade uma situação teatral, interpretando de forma convincente a fim de alcançar todos os seus objetivos.
Então, Você conhece alguém assim?
Cuidado: a maioria dos psicopatas não mata, mas deixam um rastro de destruição por onde passam.
 _________________________________________________________
Devem se perguntar o porquê desse post. Já fui vítima, assim como muitos também foram ou serão. Mas o que importa é que este será um dos temas do meu próximo livro "Verdade&Consequência" . Aguardem...
Por Tanner Menezes

9 comentários:

  1. Esqueci de comentar que o Dexter não existe.. ehauehueh :D psicopata com escrúpulos? Não existe..heauhe. E só forma uma família se for para camuflar seu lado malvado. Ainda assim n nutre sentimento algum.

    ResponderExcluir
  2. "Verdade&Consequência"? Desse tu nunca me falou!
    De qualquer maneira, o post ficou relativamente interessante-teórico... EAHUIAEHUEIHUAEI
    Bom, o que dá pra falar com toda certeza é que não é só na ficção que você é bom escrevendo... :P
    Abraço, Tanner!

    ResponderExcluir
  3. Poise Fabio. Lembra daquele projetod e curta? vou transformá-lo em livro. E será sobre este tema de psicopatia... vai ser mt tenso! mas tenho altas ideias.. kekek

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje que acho o tema interessante, e confesso que não esperava isso vindo de ti Tanner, mas tenho certeza que vai ser mais um sucesso. E mais um desejo hahaha

    Sucesso sempre

    ResponderExcluir
  5. acho que conheço uma pessoa assim, que desde criança sempre se mostrou dissimulada, mentirosa, fria e calculista. Desde criança já demostrava ser diferente, mentia tanto que ela msm acreditava no que inventava e por onde passava sempre deixava um rastro de confusão. ainda bem que foi embora.

    ResponderExcluir
  6. Cara, conheço uma pessoa assim no meu convívio social: ele é inteligente (nem terminou 4ª Série), boa lábia, tem todas as respostas prontas, é charme, tanto que consegue arranjar muitas mulheres (ele é comprometido), e ainda se diz que é um caçador e sabe qual é o ponto fraco de cada pessoa. Antes, eu sempre admirava esse cara, e eu queria aprender com ele. Mas... depois de presenciar algumas coisas que achei muito estranhas (são várias que não dá pra citar aqui, mas achei que era o seu jeito de ser, um gênio dificil). Demorei muito para entender o por que ele faz isso ou aquilo, sem respeita as passoas(tipo assim, não pensa a conseqüência que possa provocar com as outras pessoas), e eu já saquei qual é a jogada dele. Ele falou para mim algumas vezes que costuma usar jogo psicológico para conseguir o que ele quer). Bom, eu juntei todas as peças de quebra-cabeça e eu não tenho menor dúvida que convivi com um tal. Ainda bem que ele nunca mais apareceu. Foi melhor assim. É preciso tomar cuidado ao selecionar um amigo(a) porque este mundo está cheios de predadores.

    ResponderExcluir
  7. É gente, esses predadores sociais estão por aí. Cuidado! As vezes vc n percebe, mas qnd vê ela já tirou tudo que você tem e já sumiu sem deixar rastros... agora to esperto, ser enganado de novo? jamais.

    ResponderExcluir
  8. Aliás... gostaria de saber qm vc é anônimo.. ehaeu

    ResponderExcluir
  9. OI!

    Eu vim retribuir a visita e comentário no Entre Fatos e Livros.

    De fato, eu sou mto desconfiada com as pessoas. Principalmente as que detém essas caracteristicas. Eu acho que ainda não cruzei com ninguém desse tipo, mas se eu cruzar, estarei atenta.

    Bj
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir