Bom, e aqui vai mais uma resenha para vocês.
Em algum lugar do passado , eu , visitando sites sobre livros pela internet , acabei me deparando com “5inco Sentidos” .Confesso que o que me atriu neste livro , primeiramente , foi a capa . Eu sempre penso que uma capa bem pensada e trabalhada mostra sempre a preocupação de um autor em manter uma coerência com relação a estória , além de realçar a profundidade da obra ali posta . . .Era tão profunda e expressiva , com um nome que a princípio nada dizia sobre o conteúdo .Quero dizer , existem hoje muitos livros que de prima você já sabe o que esperar do início , meio e fim apenas pelo título,mas este não , pelo contrário , este livro me sacolejou de uma maneira que somente um ônibus lotado pela manhã consegue fazer …E eu vou lhes contar o porquê.
Eu devo admitir que esta “Nova Geração “ de autores nacionais vem me surpreendendo . Eu venho percebendo a cada dia uma maior facilidade dos autores de publicar seus livros . As prateleiras estão cheias de romances adolescentes e até adultos escritos por um público mais jovem e que , muitas vezes , não deixa nada a desejar com relção a escritores de uma faixa etária mais madura .Além de mostrar que esta mociade não está de todo perdida , quero dizer , o pessoal está lendo mais e isto é bom .

Voltando…
Eu fui até a livraria mais próxima , não sem antes falar com o autor que foi super gente boa e acessível , e comprei “5inco Sentidos” . Eu li o livro em três dias  porque eu detesto “cozinhar “ um livro , isto é , uma vez , não lembro onde , li ou ouvi uma pessoa dizer que estava lendo um livro haviam quatro meses ,tipo , QUATRO MESES!!!Pensei logo :Aleluia ,é a Bíblia .Todo livro segue uma cronologia e em se tratando de romances , se você não dá uma continuidade legal , o final não te proporciona a mesma sensação que deveria . Gosto de ter as passagens gravadinhas em minha mente quando estou para ecrever uma resenha , por exemplo .
Ergh  ¬¬ , voltando novamente…
Quando eu comecei a ler “5inco Sentidos “ eu tinha uma expectativa com relação a capa, como já disse , fútil eu sei, porque eu só vim mesmo a ler a sinopse após estar com o livro já em mãos.
E então , este livro muito me causou controvérsias .
A estória não começa com nenhuma estranha situação ou mudança radical na vida do nosso protagonista , pelo contrário , temos Fábio ,rapaz de 25 anos que é o dono de uma rede de hotéis . Órfão e morador da Zona Sul , Fábio tem aparentemente poucas paixões na vida ;  a praia , os amigos e as mulheres ,talvez este último item não seja necessariamente uma paixão mas certamente uma característica vívida  na vida do rapaz.
Já em outro canto da cidade temos Débora , uma jornalista aspirante a sucessora da presidência da revista  na qual trabalha . De caráter forte e decidida ,  não é de levar desaforo para casa . E é justamente esta sua característica atípica que encanta Fábio logo em que os dois se conhecem nas areias de Copacabana, após a bela moça demonstrar resistência as insistentes investidas do rapaz . Porém , mais adiante , veremos que esta aparente atração se torna em uma bela amizade edificada na admiração mútua .
Em um determinado ponto , o rapaz recebe a visita surpresa de Marcus e Emy , um casal de velhos amigos da faculdade que afim de comemorar seu bem sucedido primeiro ano de casados, decidem por realizar a recepção no hotel de Fábio. É onde a vida de todos sofre uma grande reviravolta  pois Gabriel , um antigo amigo dos três que a muito estivera afastado , decide inesperadamente aceitar o convite e comparecer a reunião .Acontece que,  há algo de estranho na relação entre Fábio e Gabriel ,algo que lhes estremecera a amizade lá no passado , abrindo léguas de fenda entre os dois .
E é aí que o desenrolar da trama começa .
O gostoso foi acompanhar o evoluir da trama junto com os personagens .Você torce ,ri ,se embola com eles  pelo caminho. O autor segue um tipo de narrativa que eu  , particularmente , curto muito que é a de novela.Existe sim um casal protagonista mas a evolução de cada personagem é decomposta quase que separadamente , o que me chamou a atenção para a veracidade de certas cenas .O livro te surpreende em cada capítulo , e do meio em diante você percebe não ser capaz de prever o que está por acontecer .E é aí que você desiste se entregando , por fim ,as páginas subsequentes .
Agora , que houveram certos exageros , ah houveram .
Ao começar a ler o livro me peguei na dúvida se estaria lendo um conto ou uma narrativa de jogo de futebol . O emprego quase unânime do pretérito perfeito do indicativo limitou um pouco ao relatar as emoções e sensações íntimas dos personagens, seus semblantes, dando a estória um ar vazio e vago demais neste ponto inicial.
E diamante?
Teto de diamante , chão de diamante….Na minha opinião , só há três situações onde você deve perder tempo descrevendo roupas e principalmentes acessórios : logo nos primeiros capítulos ,quando tais elementos são essenciais  para a construção da personalidade de determinado personagem e ,ou, para ilustrar/acentuar a maneira com a qual os outros personagens o percebem , quando para definir seu estado de espírito especificamente naquele momento ,ou , quando a peça em si possui “vida” própria . Só
Forçadinho também foram os casos de Suellen e Marcus , Fábio e Yasmin .
Eu só sei que se um cara , mesmo antes do príncipe , aparece de madrugada no meu quarto e encontro ele me assistindo dormir em trajes bem íntimos na calada da penumbra, eu grito!O que? Mas não tinha nem pra Richard Gere , meu bem . Meninas  , alto potencial de estupro!!
E sobre o segundo casal eu fiquei apenas pensando …
Embora a menina fosse pequena na época , o irmão havia lhe contado  o que acontecera naquele passado , ele passara anos fazendo a caveira do rapaz para irmã  para que,  em poucos dias , ela se apaixonasse perdidamente pelo homem que traçara a mãe .Desculpem-me o vocabulário chulo Me lembrou romances espíritas onde tudo tem sempre uma razão de ser :S
Mas o que valeu mesmo foi ver como o autor conduz os encontros e desencontros  ,nada forçado diga-se de passagem, já que para muitos autores isto é algo difícil de se fazer .
As páginas finais são encantadoras ,tanto,  que eu pude ver claramente potencial para  uma adaptação cinematográfica .
A pequena casa bucólica ,a chegada do amigoirmão e a dedicação ,a chagada do amor e a proximidade da morte , a chegada das limitações e a consciência do que elas significavam , a abdicação vista não como um peso , mas como o curso natural de quem ama…
Por tudo isso e muito mais que você só verá se ler, leiam .