terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Entrevista com o Autor - Felipe Santos, "O Preço da Imortalidade"

Mais uma entrevista com autor, desta vez com Felipe Santos, de "O Preço da Imortalidade"
Confira a entrevista abaixo:

ENTREVISTA FELIPE SANTOS:

01)   Apresente-se e fale um pouco sobre você e como começou a escrever.

Olá a todos. Meu nome é Felipe Santos e sou o autor do livro O Preço da Imortalidade. Tenho 27 anos, gosto de jogar meu playstation, sinto falta do tempo que podia jogar RPG, viciado maníaco compulsivo por livros e adoro escrever histórias de suspense sobrenatural. Comecei a escrever com catorze anos.

02)   Como escritor, temos sempre uma base para alguma história. Ou um evento marcante, um história marcante, algum acontecimento, pessoas... De onde surgia toda a criatividade para criar o mundo de “O Preço da Imortalidade”, e melhor ainda, qual a base para a criação da tão bem construída “Floresta das Trevas’ e os monstros que nela habitam?

Essa é uma excelente pergunta. Sempre gostei muito de ler. Minha estante no skoob mostra um pouco isso, embora estejam faltando vários livros ainda.  Eu sempre quis ler uma história sobre vampiros na era medieval, mas nunca encontrei. Então resolvi escrever um. A Floresta das Trevas é fruto da minha imaginação fértil.

03)   Seus personagens possuem características completamente diferentes, bem como suas personalidades. O que me intrigou bastante foi a construção da personalidade do jovem brenauder para o destemido e corajoso vampiro brenauder. Você proporcionou ao leitor acompanhar a evolução psicológica de William Brenauder, como então você conseguiu distinguir e mostrar tantas personalidades diferentes sem se perder?

Eu sempre dava uma base para um personagem. Eu sabia desde o princípio que Malthus seria frio, Arctos seria esse monstro, que Reinald seria justo. A partir daí fui moldando suas personalidades, tentando pensar como determinado personagem reagiria a determinadas situações. E claro, muita revisão para garantir que o personagem estava “maduro”. O livro “O Preço da Imortalidade” passou por umas cinco revisões antes de eu finalizar sua versão final.

04)   Existe algum personagem que seja baseado em alguém que conheça? Com personalidade semelhante ou algo que lhe serviu como base?
  
Que eu saiba não. E também não tomei como base minha própria personalidade para montar nenhum dos personagens. Um ou outro tem traços da minha personalidade. Existem pessoas que acreditam que todas as personalidades dos personagens de um livro residem no seu escritor, uma vez que foi ele quem os criou. Não sei se isso é verdade. Talvez... 

05)   Qual seu autor favorito? E quais livros dele você já leu?

Tenhos vários escritores favoritos. Dentre eles posso citar: André Vianco (a série Bento é uma das minhas favoritas), Stephen King (adoro todos os livros de contos dele), Michael Crichton (esse é outro que já devorei vários livros). Também tenho me surpreendido bastante com os livros de Joe Hill e Anne Rice.


06)   Como se deu o processo de criação do livro “O Preço da Imortalidade”?

Sempre gostei de livros de suspense/terror/sobrenatural. Uma vez vendo um filme de vampiro, vi aqueles seres de mais de quinhentos anos com um poder imenso e comecei a pensar como teria sido o começo deles, quando ainda eram vampiros recém-criados. Tentei procurar livros de vampiro na era medieval e nunca encontrei. Daí surgiu a ideia do “Preço da Imortalidade”. Foram meses de pesquisa sobre a era medieval inglesa e outros muitos meses escrevendo a história.

07)   Uma coisa que me intrigou bastante no seu livro foi a criação diferente do conceito de “fadas”, que em minha opinião, foi um dos pontos mais altos da história, uma pena que ela tenha tido uma participação tão pequena na história.  De onde surgiu a inspiração para a criação da personagem?

Todos as lendas e contos medievais trazem monstros que de alguma forma atormentam os seres humanos.  Já leu os contos de fadas originais? O final nunca era feliz e as histórias não eram para crianças. Daí surgiu a ideia de criar uma fada que fosse realmente diferente de tudo o que ouvimos falar. Quis dar uma visão mais sombria a esses seres sobrenaturais e o pessoal tem gostado bastante desse “novo” conceito. Quanto a participação pequenas das fadas no livro, sempre digo que se Azi-ol tivesse uma participação maior, metade dos personagens teriam morrido.

08)   Você descobriu realmente “O preço da Imortalidade”?

Sempre que toda escolha tem sua consequência, seja ela boa ou ruim. No livro, eu quis mostrar justamente que as escolhas de William o levariam a algum desfecho. Minha obra não foi criada com o intuito de ter um final feliz ou trágico. Apenas um final que fosse condizente com as escolhas do personagem principal. Todos nós, um dia, já sonhamos ou idealizamos em ser um vampiro. Ter uma liberdade eterna e romper com todas as amarras morais. Mas você já se imaginou matando alguém toda semana para poder se manter vivo? No livro, ser transformado em um vampiro é uma maldição.


09)   Tem algum outro livro programado para lançar? E do que se trata?

Por enquanto meu foco é na divulgação do Preço da Imortalidade. Estou escrevendo um outro livro que se passa no Brasil nos tempos atuais. Posso dizer que vai ser outro livro ligado ao sobrenatural com mais toques de terror do que foi o Preço da Imortalidade. Muitos leitores tem me pedido por uma continuação do Preço da Imortalidade e posso dizer que já estou esboçando essa continuação. Mas tudo isso são apenas planos para o futuro.

10)   Deixe um recado para seu fans e todas as pessoas que assim como eu, curtiram seu trabalho e esperam por mais uma obra do autor de “O Preço da Imortalidade”, uma dos melhores lançamentos da Novo Século no ano de 2010.

Obrigado pelo elogio sobre meu livro ser um dos melhores lançamentos da NS de 2010. Só posso agradecer imensamente a todas as pessoas que acreditaram e acreditam no potencial do “Preço da Imortalidade”. O livro tem recebido boas críticas e foram vocês que deram uma chance a este escritor ainda desconhecido. Se você ainda não leu o livro e quer ler, posso adiantar que vai encontrar 500 páginas com muita ação, uma história envolvente e muito suspense sobrenatural. Para finalizar, agradeço a você, Tanner, pela oportunidade de poder falar aqui no seu blog. Um grande abraço a todos.

_______________________________________________________________________________
  Abraços,

Tanner Menezes

3 comentários:

  1. A Novo Século tem na rede um autor de mao cheia. Parabéns Felipe!

    ResponderExcluir
  2. COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
    O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto que não ultrapasse 1 folha inteira no word (Times Roman 12). Pode mandar também artigos que abordem: cinema, teatro, esporte, moda, saúde, comportamento, curiosidades, folclore, turismo, biografias, sinopses de livros, dicasde sites, institutos culturais, entre outros.
    Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a sua matéria.. Mande também (se desejar) uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.
    PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor)

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do livro,
    e espero que tenha continuação,
    parabens felipe, continue assim :)

    ResponderExcluir