quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Entrevista com o Autor - Fábio Brust, "Agora eu Morro"

Inaugurando o espaço novo no meu blog, Convidei Fabio Brust para realizar a primeira "Entrevista com o Autor', ele que é autor do livro "Agora eu Morro". Um livro que tive o prazer de ler e resenhar - para ler resenha, clicar aqui - espero que gostem e conheçam um pouco mais deste Novo Talento Brasileiro, que assim como eu, faz parte do Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século.
Sobre o Autor: Fabio Brust nasceu em Três Passos, Rio Grande do Sul, no ano de 1992. Estudou em um colégio particular de sua cidade por toda sua vida, e, ao terminar o ensino médio, mudou-se para Santa Maria, no mesmo estado, a fim de cursar Comunicação Social - Produção Editorial. Seu sonho: viver de livros, escrevendo-os e produzindo-os. A história de "Agora eu Morro" foi escrita durante o ano de 2009 e foi lançada recentemente pela coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século. Este é seu primeiro romance publicado.
Pode-se contatá-lo através de seu e-mail: fabiobrust@hotmail.com




Sinopse: O ano é 2033, e o mundo se encontra em completo colapso. Todas as espécies de animais e vegetais morreram, e o próprio ser humano está em extinção. O grande problema é a falta de água, que ocasionou toda a situação. Char, Yuma e Liel tentam sobreviver à situação. Imort, o personagem principal - que dá sua voz à história -, pelo contrário, tenta se matar a todos os custos. Nascido em Cartago em 218 a.C., ele não suporta mais viver. O tema da vida e da morte acaba se sobrepondo com o dos problemas mundiais nesta história que conta tanto a trajetória de Imort como a do mundo inteiro.




Entrevista com o Autor

01)   Apresente-se e fale um pouco sobre você e como começou a escrever.

Bom dia caros visitantes do blog 5inco Sentidos, regido pelo meu grande (não vou dizer “lindo”) amigo Tanner Menezes, escritor do livro “Cinco Sentidos” (uau, que surpresa!)! Estou orgulhoso de estar aqui mais uma vez, não nos comentários, mas como centro das atenções! Então, meu nome é Fabio (Rücker) Brust, mas prefiro usar só o primeiro e último nomes. Nasci e cresci em Três Passos – RS e agora estudo em Santa Maria – RS, Comunicação Social: Produção Editorial. Por favor, não me pergunte do que trata o curso, não tenho ideia. De qualquer maneira, também não tenho ideia de como comecei a escrever. Só sei que desde que me conheço por gente, escrevo, então faz algum tempo, já.

02)   Como escritor, temos sempre uma base para alguma história. Ou um evento marcante, um história marcante, algum acontecimento, pessoas... De onde surgia toda a criatividade para criar o mundo pós-apocalíptico de “Agora eu morro”, e melhor ainda, qual a base para a criação da tão bem construída personalidade mórbida de Imort? 

Não sei se tive uma base para essa história. Quem sabe todas as outras histórias que li tenham me dado uma base interessante, e também o fato de eu ter sempre sido meio revoltado com os problemas ambientais e a recusa das pessoas de enxergarem que eles realmente existem! Um livro que me empolgou nesse sentido foi “As Formigas” de Bernard Cornwell... só pra constar. Quanto ao Imort, acho que todos os meus personagens principais são, até algum ponto, mórbidos e depressivos como ele. Não sei se eu conseguiria escrever uma história em que tudo desse certo... ia sofrer pra fazer isso! Sou melhor destruindo tudo, matando todo mundo e causando desastres! Adoro fazer isso! É pra isso que eu sou escritor... :P 

03)   Seus personagens possuem características completamente diferentes, bem como suas personalidades. O que me intrigou bastante foi vontade excessiva de morrer do personagem principal “Imort’, vc, se tivesse a oportunidade de tornar-se imortal. Aceitaria? 

Claro que não. Depois de escrever esse livro, certamente terminaria com qualquer vontade de me tornar imortal! Deve ser incrivelmente depressivo... na verdade o imortal do meu livro e sua vontade de morrer é inspirado em um filme chamado alguma coisa parecida com “A Menina e o monstro”, em que o monstro, um ser horrendo, é imortal e deseja morrer, e pede a ela para que ela o ajude. Eu fico imaginando como deve ser ruim perder todas as pessoas que você conhece, e ver as coisas mudando terrivelmente... tudo que eu conhecesse ser trocado por algo novo, mais moderno. Acho que enlouqueceria. Não ia querer ser imortal, não.

04)   Existe algum personagem que seja baseado em alguém que conheça? Com personalidade semelhante ou algo que lhe serviu como base?

Não acho que eu conheça alguém parecido com os personagens principais. Liel, Yuma, Char e Imort são pessoas que eu decidi inventar, não que eu conhecia! Até porque não acho que seria interessante conhecer qualquer um deles.

05)   Qual seu autor favorito? E quais livros dele você já leu?

Costumava ser Stephen King, e eu já li uns 10 livros dele. Agora, no entanto, acho que os dois melhores autores cujos livros já li foram o já citado Bernard Cornwell (da trilogia “O Império das Formigas”) e, principalmente, George Orwell, que escreveu o melhor livro que já li: “1984”. Dele, também li “A Revolução dos Bichos”, que serviu de inspiração (até certo ponto) para o volume dois da minha trilogia “Apoteose”, cujo nome é “A Revolução dos Homens”. Que coincidência, né?

06)   Como se deu o processo de criação do livro “Agora eu Morro” e em qnt tempo o escreveu?

Sabe não tenho ideia de como foi que eu criei o livro. Acontece que quando escrevo, tenho a ideia do final e do começo, e vou escrevendo a história até chegar ao final que planejei! Escrevi o livro durante 6 meses, em que tinha aula de manhã, à noite e compromissos à tarde. Juro que não tenho ideia de como foi que consegui, mas escrevi!

07)   Uma coisa que me intrigou bastante no seu livro foi a explicação de como funciona a imortalidade, confesso que fiquei de queixo caído com a tão bem fundamentada explicação, e num certo ponto, quase acreditei ser possível..rsrs. De onde surgiu esta inspiração? 

Olha, não foi bem inspiração! Realmente eu fui atrás... pesquisei bastante a respeito do assunto! Vi, um dia, uma reportagem no Fantástico que falava dos telômeros e da relação deles com a vida e a morte; vi em uma ou outra revista uma matéria sobre uma alga-viva que era imortal... aos poucos fui reunindo conhecimento a respeito e sou expert em imortalidade, atualmente. Ou, não. :P

08)   Seus personagens são MT bem construídos, cada qual cresce de forma voraz na história. O romance entre Char e Imort realmente me comoveu – eu q sou romancista posso dizer...rsrs – tem algum projeto em escrever romances?

Tenho um projeto de romance, mas escrevi muito pouco dele. 31 páginas à mão, no caso! De qualquer maneira, acho que eu prefiro escrever histórias a respeito de política, problemas ambientais, religião, e colocar romances no meio para não cansar o leitor. Todo mundo gosta de romance, né? Pelo menos um pouquinho...

09)   Tem algum outro livro programado para lançar? E do que se trata?

Tenho, sim, um livro programado para lançar! Só tenho de mandar para alguma editora, ainda. Se chama “O Outro Lado”, e é o volume 1 da trilogia que citei mais acima, “Apoteose”. É um livro contra o desrespeito religioso. A história é de uma jornalista que descobre que o mundo é dividido em duas partes e que a parte de baixo é o inferno. Aí, quando a família dela morre, ela decide ir até lá e descobrir mais a respeito da vida e da morte.

10)   Deixe um recado para seu fans e todas as pessoas que assim como eu, curtiram seu trabalho e esperam por mais uma obra do autor de “Agora eu Morro”, um dos melhores lançamentos da Novo Século no ano de 2010.

Amo vocês, seus lindos! Só isso.
Ah, e visitem meu blog! www.fabiobrust.blogspot.com, e o site do meu livro, www.wix.com/fabiobrust/agoraeumorro, e sejam felizes!


Book Trailer:



Abraçoss


Tanner Menezes

4 comentários:

  1. Legal esse post, me interessei pelo livro del-
    Bom, deixa pra lá ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adoreeeeeeei a entrevista! Que mocinho mais simpático, sô! rs. E também me interessei pelo livro. Acredita que eu não conhecia? Não posso perder tempo!

    Abraços e muito sucesso para os dois!

    ResponderExcluir
  3. Novos autores e bons livros!!!

    Sucesso Fábio!!

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro e posso dizer que foi uma das melhores surpresas que tive nos últimos anos com relação à literatura. O cara é muito bom! Desejo muita sorte ao Fabio em seus próximos livros. A entrevista está boa, e as perguntas ficaram interessantes.

    ResponderExcluir