segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resenha Livro - "Agora eu Morro" de Fábio Brust


Sinopse do Livro
“Em uma grande cidade, quatro pessoas tentam sobreviver ao terrível ano de 2033, quando grande parte dos problemas mundiais - entre eles, a falta de água e o aquecimento global - explodem junto de uma bomba de hidrogênio em Berlim. A radiação se espalha pelo mundo e atinge, também, Nova York, onde Char - uma clone mulher prestes a morrer -, Liel - um mexicano que tentou matar o presidente norte-americano - e Yuma - uma estudante japonesa que, depois de um trauma, vira uma assassina - tentam sobreviver. Enquanto isso, o quarto personagem, Imort, tenta morrer, e dá sua voz para contar a história de "Agora eu Morro", que, apesar de tratar da morte, fala, principalmente, a respeito da vida.”

Minha Resenha:

Talvez, a princípio, se eu não conhecesse o autor, ou não fizesse parte de sua mesma editora, nunca tivesse a oportunidade nem vontade para ler seu Livro. O que seria uma perda inestimável.
A sinopse a princípio não me cativou. O tema de catástrofe global ou extinção da humanidade é extremamente explorado nos filmes e livros atualmente, mas confesso que nunca tinha lido nada semelhante a este livro que li. Na verdade o devorei, li 360 páginas em três dias.
A forma como são divididas as “partes” (e não capítulos) faz o leitor ler sem parar, e sem perceber o quão deliciosa é a leitura.
Os personagens principais, Yuma, Liel, Char e Imort são bem construídos – embora eu tenha achado a relação de Imort e Liel um tanto quanto exagerada para o real motivo que os fizeram entrar em conflito. As personalidades são atraentes, e por conhecer o autor, vi muitos traços de Imort em sua própria personalidade.
Embora seja uma Ficção científica, a verossimilhança a respeito dos “sedentos” e a veracidade de como os humanos poderiam se tornar assim me deixou extremamente satisfeito. Afinal, para mim, livros que buscam explicações reais para fatos irreais me deixam boquiabertos! Por um momento quase me convenci a respeito da imortalidade. Reforço o tanto que a leitura é prazerosa e os títulos das partes são muito bem escolhidos (gostei principalmente do último “RECADOS EM VERMELHO-SANGUE” e sua relação com a parte referida). A história num mundo pós-apocalíptico parecia chata e monótona, mas o autor conseguiu transformar um tema batido e sem graça numa magnífica história de sobrevivência, narrando a luta de três pessoas (ao lado de mais um que não se importa) para sobreviver.
A antítese referente ao Imort que busca incansavelmente a morte enquanto todos lutam para sobreviver, foi muito bem construída – embora eu tenha achado extremamente “forçantes” as atitudes do personagem, mas talvez essa tenha sido a intenção do autor, fazer que os leitores antipatizassem por ele. E conhecendo o Fabio, acredito que foi.
A construção da personagem Yuma é excelente. Crescendo de menina desprotegida para líder de uma nação. Transformando a frágil Yuma na exímia lutadora pela humanidade.
O personagem Liel é um tanto quanto dispensável. Sinceramente, não entendi qual a participação dele na história, a não ser irritar Imort. O que eu achava sem fundamentos e sem sentido. Afinal, passei o livro todo esperando para saber o que tanto tinha acontecido entre eles para se odiarem tanto, e o motivo? Leia que vocês saberá! ;) Mas confesso que gostei muito do final do personagem.
E a doce Char... O que falar dela? A Mulher perfeita, se não fosse fadada a morrer precocemente. Eu - como escritor de romances - me surpreendi com a ideia de juntar um Imortal e uma clone num romance. Um vive para sempre, e a outra vive muito menos que os humanos comuns. Não é segredo e nem precisa ser gênio para saber o destino da personagem, afinal desde as primeiras páginas ele já está revelado. E digo que as cenas que envolvem os dois achei muito bem construídas, e lhe digo muito mais, você escreveria um ótimo romance se quisesse. O amor entre os dois era Lindo.
Mas uma das coisas que mais me surpreendeu, foi como o autor conseguiu colocar num livro pós-apocalíptico os conflitos políticos e sociais que existem hoje. Tive oportunidade de ler parte de seu segundo livro (Agora Sobrevivo), e vi que realmente você gosta desta ideia de política, democracia, anarquia, etc. E você o faz muito bem!
Porém, o que mais me agradou, até mesmo mais do que o segredo da Imortalidade, foi a fantástica explicação sobre como funciona a “imortalidade” de Imort. Confesso-te que eu quase acreditei que fosse possível... É possível? Rsrsrsrs. A explicação foi muito bem construída e fundamentada, você tem o segredo da Imortalidade?! Rsrsrsrs.
Confesso que não gostei muito sobre como se tornam imortais, e realmente achei que você poderia ter explicado melhor a respeito, quem sabe outro livro? Narrando “A Origem”? Fica a dica.
Agora a forma como o Imort descobre achei FANTÁSTICA!
Logo, gostei da explicação de como se torna imortal, mas acho que você poderia ter se aprofundado mais nisso. Agora como deixa de ser imortal achei muito bom!
Enfim, esse livro é muito bom, e recomendo.
Olha que escrevo romances, e este livro tem de tudo um pouco: romance, ação, aventura, guerra, etc.
Um prato cheio para quem gosta de ler.
Obrigado Fábio, e Parabens!
Nota? Não vou pontuar, é relativo. Mas tenha certeza que quando se lê um livro em 3(três) dias não se precisa dizer mais nada não é mesmo?
Perdi três noites de sono para ler esse livro, preciso dizer mais alguma coisa? :D


Abraços,
 Fabio Brust, eu adorei o presente.

Tanner  Menezes.
Autor Novo Século - Livro "Cinco Sentidos"

4 comentários:

  1. Bá Tanner, valeu mesmo cara!
    Gostei da resenha, apesar de ela ter sido bem dirigida a mim :p Em geral teria de ser mais aberta, menos direcionada, pra pôr no skoob, como você me perguntou.
    Apesar disso, gostei muito do fato de você ter sido sincero! De quê adianta só falar bem do livro, quando sabemos que ele tem defeitos? Sei que ele não é perfeito, mas vamos nos aperfeiçoando com críticas construtivas como a tua!
    Abração, Tanner! Te considero muito, grande amigo!

    ResponderExcluir
  2. Hum, interessante! Não é bem meu estilo de leitura, mas pela resenha, fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Nanda tb n era meu estilo de livro não.. mas axei MASSA demais...heauehuh sou meio suspeito, mas pode ter certeza q nao estou exagerndo.

    ResponderExcluir
  4. ixi... Acho que poucos são fãs desse tema, inclusive eu. Mas já tinha lido as críticas no Skoob e estava bem animado pra lê-lo, mas agora, depois de ler sua resenha...
    Fábio, sucesso cara.

    ResponderExcluir