quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como identificar um Psicopata perto de você...

Hoje farei um post diferente, que foge completamente dos padrões do meu blog. Mas afinal, o blog é meu e eu posto o que eu quiser.... rsrs (Acho que to convivendo muito com o Fabio Brust).
Você deve achar que não tenho experiência nem capacidade para falar sobre o título acima, correto? Errado!
Eu realizei um trabalho de cunho monográfico com 180 páginas com o título de “Psicopatas Homicidas e sua Punibilidade no Atual Sistema Penal Brasileiro”. Estudei criminologia, através das figuras de Lombroso e Ferri, ambos líderes da Escola Positiva. Estudei Psicologia forense, Psiquiatria, Medicina Legal, entre outros. Lendo no total cerca de oito livros sobre o assunto e diversas revistas científicas a respeito. Assim, sendo, me acho capaz de escrever sobre esse transtorno de personalidade.
Enfim, vamos ao que interessa.
Qual seria a principal característica desses indivíduos?
Segundo alguns trechos da minha monografia, seriam eles de acordo com a psicóloga Ana Beatriz Barbosa:

"Os psicopatas em geral são indivíduos frios, calculistas, inescrupulosos, dissimulados, mentirosos sedutores e que visam apenas o próprio benefício. Eles são incapazes de estabelecer vínculos afetivos ou de se colocar no lugar do outro. São desprovidos de culpa ou remorso e, muitas vezes, revelam-se agressivos e violentos. Em maior ou menor nível de gravidade e com formas diferentes de manifestarem seus atos transgressores, os psicopatas são verdadeiros ‘predadores sociais’, em que suas veias correm sangues gélidos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Se7e Conquistas

Agora, exatamente 04h13m da manhã, e eu escrevendo "tr3s luas" com o coração a mil.
Antes de ontem finalizei por completo Se7eConquistas, e sabe oq senti? Um vazio... Como se mais uma vez perdesse um amigo, ou um amor, uma namorada, ou tudo junto.
Doeu ontem e hoje eu não dormir sem antes pincelar a vida de Henri, sem rir com o relacionamento de Hárthur e Giselle, por não dizer boa noite aos personagens que criaram vida e pareciam me acompanhar no meu dia-a-dia.
Em Cinco Sentidos me disseram que após o lerem, sentiam-se como e fosse um dos amigos, como se vivessem com eles. Agora entendo o que quiseram dizer, porque me sinto exatamente assim... Como se meus melhores amigos tivessem me abandonado. Sinto falta deles nesses dois ultimos dias. Me envolvi de corpo e alma nesse livro, nessa história, e talvez isso tenha sido fundamental para a verossimilhança de Se7e Conquistas. Para alguns poderá ser somente ficção, o que de fato é, mas para mim eles foram reais. Eles são reais, cada um deles.
Por isso agradeço ao Ádrian por me fazer acreditar sempre na amizade. A Danielle por amar meu amigo Adrian. À Giselle por ter me feito muitas vezes sorrir. Ao Hárthur que embora fosse sarcástico e irritante no final se mostrou um grande amigo, e por mostrar-me que detrás de uma muralha pode ter uma belíssima paisagem, valeu a pena escalá-la. Ao Léo por mostrar-me que as vezes as pessoas que menos esperamos são as que mais irão ajudar nas horas de sufoco, que mesmo sempre brincalhão se mostrou firme e coeso em suas conversas com Henri. Àaahhh o Henri. Uma extensão de mim? Talvez. O homem íntegro, fiel as amizades e apaixonado pelas mulheres. Sentirei saudades dos dilemas, dos problemas e da sabedoria.
A partir de hoje não serão somente meus amigos, serão amigos do mundo. 
É estranho, mas amo meus personagens.
E digo e finalizo: Obrigado por me ajudarem a escrever a minha obra-prima!

Em breve eles farão parte também da sua vida.
Se7e Conquistas, uma história que sem dúvida alguma me conquistou.

Por Tanner Menezes

domingo, 15 de maio de 2011

Resenha "Apátrida", Ana Paula Bergamasco

Sinopse: "Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições."

Capa: O que falar da capa de Apátrida? Só posso lhes dizer que a imagem ao lado não traduz nem um pouco da beleza que é vê-la a poucos centimetros dos seus olhos, de poder tocá-la com as mãos. Esta é simplesmente uma das mais belas capas que ja vi em minha vida. Um olho azul e uma lágrima com fundo uma linha de trem. Essa imagem traduz muito a história do Livro e o sofrimento da personagem principal, Irena. Me encantei tanto pela capa quanto pela história, que me deixou muitas vezes sem palavras, e confesso, com lágrimas nos olhos... Mas isso lhes conto logo a seguir.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Resenha "Irresistivelmente Fatal", Marcio Scheibler

Sinopse: "Uma festa. Uma linda mulher. Sexo. E por fim, sangue. O jovem Leandro Biavatti pertencia a uma família rica e sempre estava acompanhado de belas mulheres. Evitava envolvimento sério com qualquer uma delas, pois sempre achava que estavam com ele apenas por interesse financeiro. Mas uma noite de êxtase na vida dele torna-se macabra, pois sua vida terminaria ali, em sua própria cama. Um crime misterioso, depravado e assustador. Seu melhor amigo, Rodrigo, aciona seu tio detetive, Otávio Medeiros, para tentar resolver esse caso enigmático. Ao longo da trama, acontecimentos e informações incríveis surgem e uma história fantástica vem à tona. Aliando erotismo e mistério, IRRESISTIVELMENTE FATAL relata sentimentos e atitudes muito presentes em nosso cotidiano, de um ponto de vista trágico e racional."

Capa: Uma capa expressiva e sombria. Uma sombra de uma mulher misteriosa adentrando um quarto escuro. Achei a arte bastante interessante e bem bolada, que diz muito a respeito da história do livro. Parabens ao designer desta belíssima capa.